Fisioterapia esportiva

fisioterapia-esportiva-halteres-peso

A fisioterapia esportiva realiza atendimento em atletas, seja de forma preventiva ou corretiva. Diante disso, muitos clubes possuem profissionais da fisioterapia em seu quadro de funcionários para atuarem junto aos atletas contratados, já que a prática esportiva exige bom condicionamento físico, cabendo ao profissional desempenhar essa função junto aos jogadores, nadadores, dentre outras modalidades que exigem um especialista dessa área.


A fisioterapia realiza a prevenção e tratamento de disfunções cinéticas de órgãos e sistemas do corpo humano. Além disso, essa ciência da saúde estuda os efeitos benéficos de recursos físicos, assim como o movimento corporal, as correntes eletromagnéticas e irradiações do corpo. A fisioterapia foi regulamentada no Brasil em 1969, tendo os profissionais Santa Alphais como a padroeira da categoria. Dessa forma, a fisioterapia esportiva é uma das áreas de atuação do bacharel em fisioterapia.


A fisioterapia esportiva exige dedicação e empenho, tanto do profissional como do atleta para que alcancem os resultados esperados, já que o atleta, seja ele um jogador, tem que voltar a atuar nos campos, pois o time exige que isso seja feito de uma forma rápida, evitando desgastes e rompimento de contrato do jogador. Porém, o profissional só libera o atleta quando verificar que todas as funções do corpo, músculos, ossos estejam em perfeito estado, alcançando em seguida o potencial máximo exigido do atleta.

Foto: www.cbf.com.br

fisioterapia-esportiva-saude-massagem

O profissional da fisioterapia esportiva atua em diferentes frentes junto aos jogadores. Confira:


• Recuperação e prevenção de possíveis acidentes;

• Colaboração do profissional no bom desenvolvimento da equipe de atletas;

• Realiza a manutenção de as funções do corpo, músculos e ossos do atleta;

• Orientação sobre os pontos de desiquilíbrio muscular.


Os primeiros cursos de fisioterapia no Brasil tiveram início na década de 1950. A partir de 1960, os cursos da USP, ABBR (RJ), UFPE e FCMMG foram reconhecidos como cursos superiores de fisioterapia. Atualmente, as universidades do Brasil (públicas e privadas) oferecem 499 cursos de bacharel em fisioterapia. A Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) é a entidade que representa o segmento.


Alguns profissionais de fisioterapia esportiva atuam exclusivamente em clubes, times, ou entidades ligadas a fundações esportivas. Dessa forma, o fisioterapeuta faz parte do núcleo que presta assistência a jogadores e atletas, estando sempre presente quando qualquer um dos integrantes do time precisarem.


A seguir você fica sabendo como encontrar especialistas na área de fisioterapia esportiva, além de saber como acessar nossos conteúdos sobre o assunto.

Diferenciais da fisioterapia esportiva

Foto: www.cbf.com.br

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre fisioterapia esportiva

Você tem dúvidas sobre fisioterapia esportiva? Fale com um dos nossos especialistas da área, pois possuímos profissionais capacitados para falar sobre o assunto. Agora você já sabe a importância de realizar um tratamento de fisioterapia com um profissional capacitado, já que saúde não é brincadeira. Então, cabe a você pesquisar, verificar e analisar qual a melhor clínica ou profissional do ramo. A fisioterapia esportiva atua na prevenção e assistência para atletas. Se tiver dúvidas, entre em contato com um dos nossos especialistas. Ao acompanhar nossos canais, você também terá acesso a várias informações sobre o assunto. Então, compartilhe seu comentário e acesse nossos demais conteúdos para saber mais sobre fisioterapia esportiva.

Localização

Rua Mato Grosso, 128

Conjunto: 54, 53, 44 e 43

CEP 01239-040

(11) 3641-4163 | (11) 99559-5619

www.gerf.com.br