Fisioterapia ortopédica e traumatológica

fisioterapia-ortopedica-e-traumatologica-lesao-perna

Devido a complexidade do corpo humano e da quantidade de prognósticos para cada doença ou trauma, assim como a medicina, a fisioterapia possui diversas especialidades. A fisioterapia ortopédica e traumatológica, ou traumato-ortopédica como também é conhecida no Brasil, na verdade, se refere a duas especialidades que são unificadas no país, sendo que a ortopedia tem relação com as disfunções e doenças ósseas, musculares e articulares, que sejam associadas ao aparelho locomotor, já a traumatologia se refere à especialidade que trata de traumas, causados em acidentes e prática de esportes, relacionados ao aparelho musculoesquelético.


A fisioterapia ortopédica e traumatológica é aplicada através de diversos recursos terapêuticos, tais como alongamento muscular, fortalecimento muscular, treino sensório motor, eletroterapia, terapia manual, cinesioterapia, mecanoterapia, entre outras. É indicada para o tratamento de patologias inflamatórias (bursites, tendinites, miosites, etc.), patologias degenerativas (osteoartrose, esporão de calcâneo, síndrome do impacto), patologias resultantes de traumas (fraturas, luxações, contusões, rupturas musculares e ligamentares) e patologias resultantes de uso excessivo e/ou impróprio do aparelho musculoesquelético.


O objetivo maior da fisioterapia ortopédica e traumatológica é que o paciente recupere de forma plena o funcionamento do aparelho locomotor e retome suas atividades diárias funcionais e profissionais. A prática é capaz de promover o alívio da dor, estimular a circulação, corrigir deformidades, fortalecimento de músculos enfraquecidos, ajuda a prevenir o surgimento de novas alterações e o agravamento do quadro, diminuição de processos inflamatórios e cicatriciais, entre outros benefícios.

fisioterapia-ortopedica-e-traumatologica-mulher-alongamento

As técnicas de fisioterapia ortopédica e traumatológica variam de acordo com o paciente e o tipo de disfunção, doença ou trauma que o paciente apresenta. Para maiores resultados e acompanhamento adequado do progresso do paciente, em clínicas de referência, as sessões são realizadas individualmente, o que aumenta a eficácia do tratamento, pois o fisioterapeuta dedica sua atenção a um paciente por vez. É importante conversar com o profissional sobre a comprovação científica da técnica, para que, como paciente, você esteja ciente se o método é comprovado ou experimental.


Para melhor entendimento, vamos detalhar melhor duas técnicas de fisioterapia ortopédica e traumatológica:

• Eletroterapia: técnica que emprega o uso de correntes elétricas de baixa intensidade (miliamperes e microamperes), através da aplicação de eletrodos sobre a pele que conduzem a corrente para gerar efeitos nos tecidos, a reação pode ser no nível biológico, físico ou fisiológico. O fisioterapeuta avalia resistência, intensidade, voltagem potência e condutividade como parâmetros de análise;

• Cinesioterapia: neste método aplicado em diversas modalidades de fisioterapia, o paciente é instruído a executar exercícios terapêuticos que consistem na contração muscular voluntária, ou seja, o paciente executa movimentos ativos tendo como objetivo a reabilitação do movimento afetado. Para maior eficácia, se recomenda alguma variedade de terapia manual.

Diferenciais da fisioterapia ortopédica e traumatológica

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre fisioterapia ortopédica e traumatológica

Fale com nossos especialistas no assunto, é muito importante verificar as credenciais da clínica e dos métodos aplicados de fisioterapia ortopédica e traumatológica e a qualificação dos profissionais responsáveis por ministrar o tratamento para que o mesmo tenha maior eficácia. A estrutura da clínica e o tipo de profissionais e técnicas aplicadas são muito importantes para motivar o paciente a seguir o tratamento até o fim. Deixe seus comentários ou dúvidas sobre fisioterapia traumato ortopédico e assuntos relacionados no campo para comentários abaixo ou entre em contato conosco através de nossos canais.

Localização

Rua Mato Grosso, 128

Conjunto: 54, 53, 44 e 43

CEP 01239-040

(11) 3641-4163 | (11) 99559-5619

www.gerf.com.br